Mutirão Nacional de Ação Comunitária engaja crianças e adolescentes em prol da comunidade em Araxá
No dia 21 de setembro uma grande ação comunitária simultânea em todo o país traz crianças, adolescentes e jovens para contribuir com a sociedade com impacto social. O Mutirão Nacional Escoteiro de Ação Comunitária, conhecido como MutCom, chega a 21° edição preocupado com dar a oportunidade para que a juventude assuma o compromisso e um papel relevante com o futuro das comunidades em que estão inseridos, e sejam empoderados para o serviço com o mundo ao redor.
Organizado pelos Escoteiros do Brasil, o MutCom 2019 tem como tema ‘Uma Aventura Saudável’, e vai engajar escoteiras e escoteiros com a comunidade externa, descobrindo novos olhares para o que está próximo das realidades de cada um. A ideia é que os participantes promovam atividades de pequena escala, mas que gerem grande mudança, além de criar memórias e fraternidade.
O Grupo Escoteiro Araxá promoveu para o MutCom diversas ações. Os lobinhos, crianças entre seis anos e meio e 11 anos proporcionaram a limpeza de áreas públicas no Complexo Hidromineral do Barreiro, além de aprenderem a forma correta de separar os resíduos. Os seniores e guias, jovens de 15 à 18 anos, também buscaram limpar áreas comuns, mas o local escolhido foi a Fundação Maçônica de Araxá, aonde há a preservação de espécies de plantas nativas. Por fim, os escoteiros, adolescentes de 11 à 15 anos, participaram de um jogo em que tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre quais são os órgãos públicos e suas funções.
Como uma ação educativa do Movimento Escoteiro, o principal objetivo do MutCom é envolver os jovens na construção de um mundo melhor - a grande bandeira do Escotismo. Em 2019 os Escoteiros do Brasil registraram a marca de quase 118 mil associados espalhados por todos os estados do país.