top of page

Semáfora: aprendendo novas formas de se comunicar


Os escoteiros entre onze e quinze anos tiveram a oportunidade de aprender um pouco sobre as técnicas de semáfora com os escotistas durante a última reunião.

A semáfora foi criada pelo engenheiro francês chamado Claude Chappe, que viveu nos fins do século XVIII. Chappe inventou um sistema ao qual chamou de telegrafia (escrita à distância) ou taquigrafia (escrita rápida). O sistema consistia em transmitir sinais ópticos entre torres com a ajuda de um aparelho que possuía três braços mecânicos.

Contudo, o fundador do escotismo Robert Baden-Powell adotou a técnica de forma a ser eficaz no campo. Para realizá-la são necessários apenas o escoteiro e duas bandeirolas. Sendo assim, cada posição de braços feita com as bandeirolas indica uma letra diferente. Esse simples sistema é capaz de fazer com que escoteiros a longas distâncias consigam se comunicar.

Atualmente, nossos meios tecnológicos funcionam, na maioria das vezes, para que consigamos nos comunicar. Mesmo assim, aprender a técnica é uma boa forma de estimular o raciocínio rápido e coordenação dos jovens.

Notícias em destaque
Notícias recentes
Procurar por tags
Siga
  • Instagram Social Icon
Arquivo
bottom of page