Aniversário de 28 anos é comemorado com acampamento
Barracas, colchonetes e mochilas... Na manhã de sábado do dia 21 de abril, escoteiros apontavam em todas as direções no clube AFB, carregando tudo o que era necessário para passar uma noite acampados. Evento este que, não só marcaria a lembrança daqueles jovens, mas, também, a história do Grupo Escoteiro Araxá.
Já que logo ao amanhecer do dia 22, o Gear completaria 28 anos de existência, motivo que reuniu cerca de 70 escoteiros entre jovens e adultos para o acampamento comemorativo.
Estar à frente do Gear neste momento é ter a certeza que os fundamentos e propósitos que acreditamos e trabalhamos em quase três décadas são sólidos, mesmo com as diversas mudanças sociais e tecnológicas. Tenho muito orgulho de fazer parte do grupo e poder contar com tantos adultos e jovens que acreditam no nosso lema: Sempre Alerta!, afirma a diretora presidente Cláudia Ordóñez.
Naquela manhã, foi só colocar as barracas de pé que não demorou para as atividades iniciarem. Os escoteiros tiveram a oportunidade de rir, brincar, se sujar e ainda conhecer um pouco mais das tradições do nosso país. Já que todas as atividades realizadas durante o acampamento tiveram como tema o folclore brasileiro.
O intuito foi de fortalecer a cultura, pois estudaram ou vão estudar sobre nosso folclore. Porém, além do conhecimento, no movimento escoteiro eles tiveram a oportunidade de vivenciar de fato o folclore, relata o escotista Nilson Souza.
Pela noite, os escoteiros reuniram-se em torno da fogueira no chamado “fogo de conselho” e ali conheceram um pouco mais sobre as danças folclóricas. As próprias crianças planejaram e apresentaram diversas danças, baseados no tema “Bailando do Oiapoque ao Chuí”.
Logo ao nascer do sol de domingo, os jovens foram despertados com o som de canções tradicionais por uma viola e um tambor, tudo realizado pelos escotistas.
O acampamento se findou pela tarde de domingo, mas com toda a certeza permaneceu na memória de muitos jovens. E foi com esse desejo de “quero mais” que os escoteiros desmontaram suas barracas, ajeitaram as mochilas nos ombros e se despediram com o olhar cansado, um largo sorriso e um intenso “Sempre Alerta” como saudação.